lousa digital

13 mitos sobre lousa digital: desmitificados

Compartilhe isso:

Muito se fala na lousa digital nas escolas, porém muitas pessoas ainda acreditam que ela não é segura o suficiente para que seja possível dar uma aula completa nelas.

Confira agora mesmo nesse artigo alguns mitos falados entre os professores, quais são verdadeiros e quais deles são falsos.

Mito 1 – A lousa digital não é fácil de escrever, fica difícil de escrever nela com precisão.

Precisão da lousa digital
Lousa Digital extremamente precisa.

Errado, existem diferentes tipos de lousa digital no mercado, realmente algumas são menos precisas. Para que tenha uma melhor escrita e precisão, é necessário buscar no mercado lousas que sejam com características ópticas.
As lousas infravermelhas dependem muito da precisão das canetas, e as lousas eletro-magnéticas e resistivas são baratas e de baixa qualidade na precisão.

Mito 2 – Caso eu queira escrever com outra cor, preciso comprar nova
caneta digital colorida, e elas são caras.

Não necessita, em qualquer lousa digital você pode escolher as cores que vai utilizar através da ferramenta de cores, sendo assim, sua caneta pode até mesmo ser preta que você poderá escrever em branco.

Mito 3 – A lousa digital só funciona com caneta, e se eu perder ou alguém roubar ela? Não vou poder usar a lousa e as canetas são caras.

Isso é verdade em partes, algumas lousas necessitam da utilização dos acessórios digitais para funcionar (caneta, apagador). Porém muitas outras não necessitam, sendo assim, apenas com seu dedo você conseguirá utilizar todas as funções da lousa sem nenhum problema.

Caso sua lousa digital necessitar de caneta, tome muito cuidado pois sim, as canetas digitais são bem caras.

Mito 4 – A lousa digital é lenta.

Errado, independente da lousa digital, todas devem estar ligadas a um computador. Caso a lousa digital esteja lenta é devido ao computador e não a lousa.

Mito 5 – A lousa não é muito durável, devo trocá-la de ano em ano.

As lousas digitais em gerais são duráveis, o que se deve tomar um cuidado é em relação aos projetores, esses sim podem ter uma vida mais curta e necessitar uma troca mais frequente, principalmente em relação as lâmpadas.

Mito 6 – Ela só funciona com um programa em específico.

Errado, as lousas digitais podem funcionar com os mais diversos tipos de programas. Porém para escrita é sempre recomendado utilizar o programa que vêm junto com seu equipamento, pois ele foi criado para as características específicas dela.

Caso queira utilizar outros programas, como sketchup, internet explorer, word, etc… você poderá usar sem nenhum problema. Apenas atente ao fato de que quanto menor a precisão, mais prejudicado ficará a usabilidade do software.

Mito 7 – Para apagar o que eu quero eu preciso de um apagador digital, se eu o perder, não vou poder mais apagar nada!

Na maioria das lousas existentes no mercado não é necessário possuir um apagador digital. Sendo assim, da mesma forma que você faria para selecionar outra cor, você poderá selecionar também o apagador para excluir/apagar o que desejar.

infograficos tecnologias na educação

Mito 8 – A lousa digital gera dor nos olhos e canseira na vista.

A lousa não irá gerar canseira nos olhos ou dores, o que pode gerar é o próprio projetor e isso poderá ser minimizado ou completamente anulado com uma qualidade melhor de projetor e na utilização de projetores de curta ou curtíssima distância.

Mito 9 – Quando darei aula na lousa digital, terei muita sombra na frente dela, impedindo a visualização dos alunos quando eu escrevo.

Esse mito é verdade em partes. Caso sua lousa digital seja instalada com um projetor comum, então sim, você terá muitas sombras e sua aula será extremamente prejudicada, pois toda vez que os alunos precisarem ver o que está escrito ou sendo mostrado na lousa, você necessitará sair da frente da mesma.

Porém, esse grande problema é anulado com a instalação de projetores de curtíssima distância, os quais ficam a poucos centímetros da lousa digital, reduzindo quase que completamente as sombras.

diferença dos projetores para lousa digital
Comparação de projetor normal para de curta distância.

Mito 10 – Com a lousa fica mais difícil preparar as aulas fora da escola, pois não tenho uma em minha casa.

Errado, você poderá preparar as aulas normalmente, e ainda assim, caso queira facilitar mais, você poderá preparar todas as aulas no word ou outro software semelhante, e salvar em um pen-drive. Após isso quando chegar na escola basta plugar o pendrive e dar aulas livremente com o material já pré-criado.

Mito 11 – O material da lousa digital não é resistente.

É verdade em partes, o material da lousa está ligado muito ao custo de produção, então cuidado com lousas baratas, elas normalmente apresentam um material de baixa qualidade, o que irá trazer riscos a longo prazo e também poderão ficar inutilizadas caso sejam riscadas com canetas impróprias.

Mito 12 – Caso queira ter a lousa digital em minha escola, basta comprar ela e posso sair utilizando.

Não, as lousas digitais necessitam de um conjunto de equipamentos para que sejam possíveis funcionarem com 100% de eficiência.

Para que elas sejam instaladas e prontas para uso necessitam de pelo menos um projetor e um computador ligadas a ela diariamente. O recomendado é possuir também um sistema de som.

Mito 13 – A lousa digital é difícil de ser usada e não conheço nenhum lugar onde poderia ter aulas de como usá las.

A lousa não é difícil, porém é sempre recomendado possuir um treinamento com todos os professores pois muitas dúvidas podem surgir, como também podem ser ensinadas muitas funcionalidades que muitos não sabem que existem.

Por exemplo, a Braox criou um treinamento de 20 horas com todos os professores dos locais onde nossas lousas são instaladas. Gerando uma eficiência máxima da adesão do equipamento e também em eficiência de ensino.

O recomendado é não comprar sem que possua o planejamento de um treinamento com os profissionais.

Compartilhe isso:

5 comentários em “13 mitos sobre lousa digital: desmitificados

    1. Professor José Carlos,
      Nós temos que agradecer por incluir o artigo em seu blog.

      Caso queira incluir algum artigo seu em nosso blog, será mais do que bem vindo.

      Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *